Ana Lúcia Morais, do Sadia 3, leva novamente o sabor da roça várzea-grandense à competição promovida pelo Sebrae-MT
A produtora da agricultura familiar, Ana Lúcia Morais de Souza, moradora da comunidade São Miguel, no Sadia 3, em Várzea Grande, é uma das representantes do município no 1º Festival do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso, que está sendo realizado nesta sexta e sábado (24 e 25), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelo Sebrae/MT. Esta é a segunda vez que Ana Lúcia participa de uma competição estadual. Na primeira, foi premiada com seus queijos artesanais.
Com mais de dez anos de experiência na produção de queijos, requeijão, manteiga e doces, a produtora conta que o reconhecimento conquistado no concurso anterior fez toda a diferença em sua trajetória.
“Depois do prêmio, minha produção aumentou bastante. Pessoas que ainda não conheciam o meu queijo experimentaram, gostaram e começaram a comprar. Foi um divisor de águas para mim”, conta Ana Lúcia, orgulhosa.
Segundo ela, o diferencial dos produtos está na origem e no cuidado com o leite utilizado.
“Eu só uso leite das minhas vacas. São animais criados aqui, alimentados com o que a gente planta, e ordenhados pelo meu marido, com todo cuidado e higiene. Eu acho que o segredo começa daí. Além disso, faço tudo com muito amor. Eu não fui criada na roça, era cabeleireira, mas decidi mudar de vida. Fiz cursos do Senar, aprendi e me apaixonei pela produção de queijos”, relata.
A rotina de Ana Lúcia é marcada por dedicação e disciplina. “Começamos o dia cedo, meu marido ordenha as vacas e eu fico responsável pela produção. Cada dia me dedico a um tipo de queijo — trancinha, nozinho, coalho, meia-cura, frescal, requeijão ou doce de leite. Tudo é artesanal, feito por mim”, explica.
A participação em concursos e feiras vem sendo um importante incentivo para os produtores locais, especialmente com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMDRS). Ana Lúcia participa da Feira FAM – Feira da Família, iniciativa municipal que promove o escoamento da produção local e o contato direto com o público consumidor.
O secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destaca o papel da prefeitura em fortalecer o setor. “A Ana Lúcia é um exemplo de superação e de como o apoio técnico e a valorização da agricultura familiar transformam vidas. Quando visitamos sua propriedade, percebemos o potencial e o cuidado no processo produtivo. Desde então, ela vem participando das feiras e conquistando espaço, reconhecimento e mercado”, ressaltou Amorim.
A médica veterinária Kelly Enciso, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), acompanha de perto o trabalho de Ana Lúcia e outros produtores. “O SIM tem sido fundamental para garantir qualidade e segurança aos produtos locais. No caso da Ana, ela já está em processo para obter o selo de inspeção, o que vai ampliar ainda mais o alcance dos seus queijos. É gratificante ver produtores que acreditam na qualidade e na formalização do seu trabalho”, afirmou.
Para Ana Lúcia, o festival representa mais do que uma competição: é a oportunidade de mostrar que a agricultura familiar de Várzea Grande tem força, sabor e história.
“Estou nervosa, mas confiante. Participei do nacional em Santa Catarina e agora quero representar bem meu município aqui em Mato Grosso. Tenho fé em Deus e esperança de que vem coisa boa por aí”, conclui.
Durante o 1º Festival do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso a produtora também aproveita para realizar outros cursos e capacitações.
O resultado da premiação deve ser conhecido ainda neste sábado (25).
Galeria de Fotos (10 fotos)