Foto: MATHEUS GUIMARÃES

 

Especialista explicou conceitos básicos sobre acidente em serviço, acidentes de trajeto, doenças ocupacionais e incidentes que exigem intervenção, além de apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão

 

Na tarde desta quinta-feira (13), o Instituto de Previdência Social dos Servidores de Várzea Grande (Previvag) realizou uma palestra voltada a todos os colaboradores do Instituto, com o objetivo de reforçar orientações sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e cuidados com a saúde física e mental no ambiente laboral.

A capacitação foi ministrada pelo médico perito do Previvag, Dr. Marcos Lindotti, que abordou temas fundamentais para o cumprimento das exigências do Pró-Gestão RPPS que é um programa do Ministério da Previdência Social para certificar e modernizar a gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), e para o bem-estar dos servidores.

Durante a palestra, o especialista explicou conceitos básicos sobre acidente em serviço, acidentes de trajeto, doenças ocupacionais e incidentes que exigem intervenção, além de apresentar exemplos práticos para facilitar a compreensão.

“Também destacamos os riscos mais comuns entre os servidores, como os ergonômicos, físicos, psicossociais e de trajeto. Orientamos sobre posturas corretas diante do computador, pausas ativas para alongamento e cuidados com o ambiente de trabalho, além da importância do registro de ocorrências. O registro nos permite identificar, corrigir e prevenir situações de risco”, pontuou Dr. Lindotti.

O médico ainda reforçou a necessidade de atenção aos sinais de alerta relacionados à saúde mental e explicou como deve ser feita a comunicação de casos de assédio, agressão ou estresse psicológico. “O servidor deve comunicar à chefia imediata, que fará o devido encaminhamento para acolhimento e acompanhamento médico ou psicológico. Em casos específicos, o Previvag pode até financiar o tratamento, conforme disponibilidade orçamentária para seus servidores”, completou.

A presidente do Previvag, Sumaia Leite de Almeida, destacou a importância da palestra como parte das ações de valorização dos servidores.

“Nosso compromisso é garantir um ambiente de trabalho saudável, seguro e humanizado. Essas orientações contribuem para que todos compreendam seus direitos, saibam como agir em situações de risco e adotem hábitos que previnam doenças e acidentes”, afirmou Sumaia.

Atualmente, o Previvag conta com três médicos peritos exclusivos para a realização de perícias voltadas à aposentadoria dos servidores públicos municipais: Dr. Marcos Lindotti, Dr. Arilson Costa Neto e Dr. Antônio Batista de Queiroz.