A campanha Novembro Azul segue mobilizando a população masculina de Várzea Grande para a importância do autocuidado e da prevenção. Entre os dias 6 e 18 de novembro, a Feb Saúde realizou 41 consultas médicas voltadas exclusivamente para a saúde do homem, além de cerca de 30 exames de ultrassonografia de próstata, reforçando o compromisso do município em estimular o diagnóstico precoce e reduzir doenças que afetam diretamente essa parcela da população.
A iniciativa integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de ampliar o acesso aos exames, quebrar tabus e incentivar que os homens busquem atendimento de forma regular e não apenas durante o mês de novembro, mas ao longo de todo o ano.
Autocuidado e prevenção - Historicamente, os homens procuram menos os serviços de saúde, isso prova o quantitativo de consultas que foram realizadas até o momento, e costumam buscar atendimento quando os sintomas já estão avançados. O Novembro Azul surge justamente para quebrar esse comportamento e alertar sobre doenças que podem ser evitadas ou tratadas de forma eficaz quando diagnosticadas precocemente, como, o câncer de próstata, problemas urinários, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e questões relacionadas à saúde mental.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, reforça que a campanha não é apenas sobre exames, mas sobre mudança de comportamento. “Novembro Azul é um convite para que os homens cuidem de si. Muitas doenças graves podem ser prevenidas com atitudes simples, como uma consulta anual, exames de rotina e mudança de hábitos. Em Várzea Grande, estamos oferecendo suporte, acolhimento e acesso para que eles entendam que saúde é prioridade. Queremos que esse cuidado continue durante todo o ano”, destaca a secretária.
Quando procurar um urologista - A recomendação dos especialistas é que os homens realizem acompanhamento com urologista a partir dos 40 anos.
O homem também deve procurar o urologista sempre que apresentar:
• Dificuldade ou dor ao urinar;
• Necessidade frequente de ir ao banheiro durante o dia ou à noite;
• Sangue na urina ou no sêmen;
• Dor lombar persistente;
• Diminuição do jato urinário;
• Disfunção erétil;
• Qualquer alteração percebida durante exames de rotina.
Cerca de 95% dos casos de câncer de próstata são silenciosos, isso quer dizer sem sintomas. Por isso o médico urologista, Gustavo Aristóteles, orienta que o exame preventivo seja feito anualmente. “Quando descoberto precocemente, as chances de cura é de 90%”, alerta.
A Secretaria Municipal de Saúde continuará intensificando as ações de prevenção durante todo o mês, com consultas, exames, rodas de conversa e orientações sobre hábitos de vida saudáveis. As unidades permanecem de portas abertas para acolher o público masculino e reforçar a importância da prevenção.
Com atuação conjunta entre Feb Saúde, Atenção Primária e equipes multiprofissionais, o município segue incentivando os homens a vencerem o preconceito e priorizarem a própria saúde, fazendo do Novembro Azul um marco de cuidado, consciência e promoção da vida
Galeria de Fotos (12 fotos)