Foto: SECOM-VG

Com foco na proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no núcleo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza desde segunda-feira (9) uma programação especial de prevenção e conscientização quanto à permanência dos menores nos blocos de rua. As ações seguem ao longo desta semana com palestras, atividades educativas e mobilização intersetorial, em parceria com o Conselho Tutelar do Município.

Com o tema “Abuso não combina com folia”, a iniciativa busca reforçar e garantir um Carnaval seguro, um dever coletivo, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em casos de suspeita ou violação de direitos, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100, pelo Conselho Tutelar ou pelo 190, em situações de emergência.

A abertura ocorreu com palestra promovida pelo CREAS, com o corpo estudantil da Escola Estadual Prof. Vanil Stabilito, no bairro Centro Sul, abordando enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Ao longo da semana, a equipe de Medida Socioeducativa desenvolve atividades educativas com os adolescentes atendidos pela unidade, reforçando orientações sobre direitos, autoproteção e canais de denúncia. A programação também inclui novas palestras em parceria com o Conselho Tutelar do Cristo Rei e a Escola Estadual Deputado Emanuel Pinheiro, além de campanha de prevenção realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Aeroporto Marechal Rondon.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o período de festividade exige atenção redobrada, diante do grande número de participantes nos locais. “O Carnaval é um momento de alegria, mas também de responsabilidade. Intensificamos as ações do CREAS para fortalecer a rede de proteção e conscientizar a população. Abuso e exploração não podem ser tratados como algo cultural ou passageiro. Precisam ser combativos com informação, prevenção e denúncia”, afirmou.

A prefeita Flávia Moretti (PL) reforçou que a proteção da infância é prioridade da gestão. “Estamos atuando de forma integrada para garantir um Carnaval seguro em Várzea Grande. A proteção das nossas crianças e adolescentes é compromisso permanente da Administração Municipal. Quando o poder público, a família e a sociedade trabalham juntos, conseguimos prevenir violências e assegurar que a festa aconteça com respeito e segurança”, pontuou.

Várzea Grande conta com 20 conselheiros tutelares, distribuídos estrategicamente nas quatro regiões da cidade, e igualitariamente com cinco profissionais cada. Os conselheiros eleitos em 2023 possuem mandato até o ano de 2028.