Com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento prestado à população e preparar as equipes para situações de urgência e emergência, a coordenação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) iniciou nesta terça-feira (29) uma capacitação em primeiros socorros destinada aos cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal (ASBs) da rede municipal.
O treinamento é realizado no auditório do Previvag e ministrado por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. As instruções são conduzidas pelo soldado bombeiro militar Rios, enfermeiro, e por Souza Neto, técnico em enfermagem. As atividades foram organizadas em turmas nos períodos matutino e vespertino, contemplando profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e das equipes de Saúde da Família (ESFs). A segunda etapa da capacitação será realizada no dia 7 de agosto.
Durante o treinamento, os participantes recebem orientações teóricas e práticas sobre procedimentos de primeiros socorros, atendimento inicial em casos de emergências médicas no consultório odontológico, suporte básico de vida e condutas que garantem maior segurança aos pacientes até a chegada do atendimento especializado.
O coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Leandro Negrine, destacou que a atualização constante dos profissionais é essencial para fortalecer a qualidade da assistência prestada pela rede municipal.
"Embora situações de emergência sejam pouco frequentes na rotina odontológica, é fundamental que nossos profissionais estejam preparados para agir com rapidez, segurança e eficiência. Essa capacitação reforça nosso compromisso com a segurança do paciente e com a excelência no atendimento oferecido à população", afirmou.
A iniciativa integra as ações permanentes de educação continuada da Secretaria Municipal de Saúde, promovendo a atualização técnica dos profissionais e fortalecendo a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados à população várzea-grandense.
CRONOGRAMA
29 de julho (terça-feira) – Matutino
Horário: 8h
- CEO Clínica Geral – Turma Matutina
- ESF 24 de Dezembro
- ESF Marajoara
- ESF Cristo Rei
29 de julho (terça-feira) – Vespertino
Horário: 14h
- CEO Clínica Geral – Turma Vespertina
- ESF Manaíra
- ESF Parque do Lago
- ESF Jardim Glória (Vespertino)
- ESF São Matheus
7 de agosto (sexta-feira) – Matutino
Horário: 8h
- CEO Especialidades – Turma Matutina
- ESF Jardim Glória (Matutino)
- ESF Maringá
- ESF Limpo Grande
7 de agosto (sexta-feira) – Vespertino
Horário: 14h
- CEO Especialidades – Turma Vespertina
- ESF Aurília Curvo
- ESF Capão
- ESF Cabo Michel
Galeria de Fotos (8 fotos)