Foto: SECOM/VG

 

Reconhecimento do Selo Ouro, do MEC, chancela o avanço do ensino-aprendizagem em Várzea Grande. Novas unidades estão construídas ou ampliadas para reduzir a fila de espera e acolher o maior número possível de crianças

 

O ensino público em Várzea Grande melhorou, e muito, e com isso aumentou, consideravelmente, a procura por vagas na Rede Municipal. Pelo segundo ano consecutivo o Município conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que representa o reconhecimento de políticas públicas voltadas à formação de professores e comprometida com a educação de crianças e jovens. Para acolher a demanda que só cresce, pelo menos sete obras, entre construções, reformas e ampliações, estão em pleno andamento no Município.

“Esse selo vem ao encontro dos nossos anseios que é o de oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos, e para que isso aconteça estamos oferecendo material didático, específico para cada serie, e estamos comprometidos na construção de novas unidades escolares para atender da pré-escola ao ensino fundamental”, destacou o secretário da pasta Igor Cunha. 

De acordo com o gestor, a Secretaria de Educação vem mantendo o cronograma de obras de ampliação de unidades escolares e a construção de novas unidades infantis em diversos bairros da cidade, que serão entregues ainda neste ano.  Parte das obras em andamento agora, era projeto parado – há quase uma década – e que foi destravado pela gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli – ambos do PL.

“No bairro Costa Verde, por exemplo, estamos com uma equipe trabalhando na reforma e ampliação da Escola Municipal Benedito de Arruda. No Residencial Noise Curvo a reforma e ampliação do centro de educação infantil Eleiza Maria dos Santos, e no bairro Novo Mato Grosso, está sendo construído a creche Aziza Baracat, onde 220 crianças serão atendidas. Com a conclusão dessas obras haverá um aumento das vagas nestas regiões”, destacou o secretário.

Igor Cunha informou ainda que estão em andamento a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil para atender a população do bairro Paiaguás e adjacências, além da reforma da Escola Municipal de Educação Básica Heroclito Leoncio Monteiro, localizado no bairro Cristo Rei, e a reforma e ampliação da escola Maria Joana da Silva Almeida, no bairro Unipark previstos para 2027.

“Com a entrega desses novos empreendimentos iremos diminuir a demanda de vagas nas escolas da rede municipal, mas ainda não irá zerar a demanda existente. Há cada ano o que vemos é uma disputa muito grande por vagas nas nossas unidades, sejam de alunos cujos pais mudam de região, de Município e ainda aqueles que deixaram de frequentar escolas particulares em função dos altos preços das mensalidades. E esses fatores contribuem no aumento da demanda e nas questões que envolvem as faltas de vagas na Rede Pública Municipal, mas que estão sendo tratadas com muita responsabilidade por essa gestão”, completou o secretário.