Foto: MATHEUS GUIMARÃES

 

O salão ganhou cores, passos lentos, abraços apertados… e aquela alegria que só quem carrega décadas de história sabe espalhar. Para 2026, a prefeita já anunciou que esses eventos serão semanais

 

Uma tarde iluminada por sorrisos, música e memórias marcou a sexta-feira (14), no Centro de Convivência do Idoso Vovô Zeid. Centenas de idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande reviveram os encantos dos Bailes dos Anos 60, um evento que já virou tradição e que transforma, a cada edição, a vida de quem participa.

O salão ganhou cores, passos lentos, abraços apertados… e aquela alegria que só quem carrega décadas de história sabe espalhar. Entre os participantes estava Dona Matilde Cocollo, de 83 anos, que frequenta o Vovô Zeid há quatro anos e já considera o espaço sua segunda casa.

“Aqui eu sou feliz. Danço, converso, encontro meus amigos. Esse baile me dá vida. É como voltar no tempo, mas com o coração no presente. Eu frequento o Vovô Zeid há 4 anos, já fiz de tudo aulas de crochê, pintura, a dança”, disse ela, sorrindo.

Além dos idosos do Vovô Zeid, participaram também grupos dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das quatro regiões da cidade, fazendo do evento uma grande confraternização: acolhedora e cheia de vínculos.

A prefeita Flávia Moretti (PL) fez questão de reforçar o carinho da gestão com a terceira idade e anunciou que no ano que vem haverá bailes semanais.

“Hoje damos início aos bailes dos nossos centros de convivência. São cinco polos que acolhem, cuidam e dão mais qualidade de vida aos nossos idosos. Quando o corpo se movimenta, a mente agradece. Políticas públicas ao idoso nós temos, sim, e com muito amor. O idoso sem acolhimento perde um pedaço da alegria, e nosso compromisso é manter essa alegria pulsando”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, lembrou o quanto esses encontros fazem diferença no dia a dia dos participantes e a missão acolhedora do Vovô Zeid.

“É uma emoção sem tamanho ver cada sorriso, cada passinho de dança, cada abraço. Este baile não é só um evento, é cuidado, é vínculo, é vida pulsando. Nosso trabalho é garantir que todos os idosos de Várzea Grande se sintam valorizados, queridos e respeitados. E quando olhamos esse salão cheio, temos certeza de que estamos no caminho certo.”

A coordenadora da Proteção Social Básica, Thaynara Morais, destacou o impacto da atividade na rede socioassistencial.

“O Vovô Zeid é um ponto de conexão, de afeto e pertencimento. Este baile marca uma nova fase: vamos retomar os bailes nos CRAS e ampliar as atividades. Hoje temos 182 idosos ativos só no Vovô Zeid e outros 450 nos demais polos. E queremos ver todos ainda mais próximos, mais ativos e mais felizes”, declarou.

Ao final da tarde, o que predominou foi a sensação de leveza que a música traz, que a convivência reforça e que o cuidado transforma. O Baile dos Anos 60 não foi apenas um evento: foi um abraço coletivo na melhor idade de Várzea Grande.