
O encontro debateu os avanços e os desafios da implementação do Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli - ambos do PL - estiveram em Brasília acompanhada pelos secretários Celso Pereira (Viação e Obras) e Lucas Ribeiro Ductievicz (Serviços Públicos e Mobilidade Urbana), além da secretária de Governo, Carol Mello e da assessora especial Regiane Froes, para participar do 1º Congresso de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Saneamento (ALUBRÁS).
O encontro reuniu gestores públicos de todo o país, representantes de órgãos federais, instituições de controle, especialistas e sociedade civil para debater os avanços e os desafios da implementação do Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033.
Entre os temas debatidos estiveram:
• inovação nas contratações públicas
• sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos
• transparência e controle social
• fortalecimento da regulação e segurança jurídica para investimentos
A prefeita Flávia Moretti destacou a importância da participação de Várzea Grande em espaços de debate nacional. “É um momento de aprendizado e de troca de experiências que contribui para a construção de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis, garantindo avanços concretos para a nossa população”, afirmou.
Com apoio do governo federal e da Caixa Econômica Federal, o congresso se consolidou como espaço estratégico para mobilização de investimentos e fortalecimento da infraestrutura em todo o país, completou a prefeita.