1.10 - SONDAGEM VESICAL
1.10 - SONDAGEM VESICAL
Descrição do Serviço
O QUE É ESTE SERVIÇO
A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado. A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência do mesmo.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
Toda pessoa física
CUSTO DO SERVIÇO
Não há custos para acessar os serviços
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Cartão Nacional do SUS (CNS) OU Cadastro de Pessoa Física (CPF)
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Ser domiciliado em Várzea Grande e procurar a Unidade mais próxima de sua residência.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
01 dia útil
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento realizado por Enfermeiro
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
· Na Secretaria Municipal;
· Via linha telefônica; (EM ANEXO)
· Ouvidoria Municipal
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por agendamento, programado ou demanda espontânea
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
01 dia útil
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
· Presencial; (EM ANEXO)
· Por e-mail; (EM ANEXO)
· Por telefone; (EM ANEXO)
· Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
· Presencial; (EM ANEXO)
· Por e-mail; (EM ANEXO)
· Por telefone; (EM ANEXO)
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
· Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
LEGISLAÇÃO
-
ELABORADO POR
Yanna Baralle Silva Wakiinaguni – Gestora Pública Equipe Técnica Ericka Walleska Santana da Cruz – Enfermeira Equipe Técnica Raquel Gonçalves Sampaio Picolo – Enfermeira Equipe Técnica