2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental
2.5 - Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental
Descrição do Serviço
O QUE É ESTE SERVIÇO
O CAPS TM – Centro de Atenção Psicossocial é uma unidade de saúde que oferece tratamento a pessoas com transtornos mentais graves e severos, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por: enfermeira, farmacêutica, psicóloga, assistentes sociais, técnica de enfermagem, médica em clínica geral e psiquiatra.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O serviço desta unidade de saúde é aberto ao público, porém o atendimento é voltado para usuários adultos (acima de 18 anos) acometidos de transtornos mentais graves e severos e seus familiares, acompanhantes e/ou responsáveis legais.
CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para se ter acesso ao serviço o usuário deve comparecer à unidade e ser acolhido por profissional de nível superior que após escuta informará ao cidadão se irá receber tratamento nesta unidade, isto é, após a avaliação de vários fatores (social, familiar, grau de comprometimento clínico, etc) além de ter a disponibilidade para participar das atividades elaboradas pela unidade. Do contrário a equipe o encaminhará para atendimento na rede junto a unidade competente dando suporte e acompanhamento sempre que necessário.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Inicialmente é realizado o acolhimento (escuta qualificada) realizada por profissional de nível superior, após este momento é realizado o estudo de caso pela equipe que se reunirá com este usuário e formularão o seu PTS (Projeto Terapêutico Singular) que decidirá quais grupos, oficinas, terapias e frequência o usuário deverá participar das atividades propostas.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço de portas abertas o usuário receberá acolhimento no momento em que buscar atendimento nesta unidade de saúde.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)
Celular funcional. (3688-3112 - telefone fixo) 3.e-mail (caps2-vg@hotmail.com)
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Na Secretaria Municipal; (Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806)
Via linha telefônica; (3688-3112 - telefone fixo)
Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande- MT, CEP 78110-142)
Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Prioritários por lei: Idosos, gestantes, lactantes, etc.
Demais atendimentos conforme classificação de risco do SUS.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
Tempo para acolhimento: imediato.
Tempo médio no dia da consulta: 60 a 90 minutos.
Grupos e oficinas: São realizados em períodos semanais ou quinzenais.
Tempo médio para primeira consulta médica/psicológica: 07 a 15 dias a depender da necessidade e estado mental do usuário.
Retorno em consultas médicas: tempo médio em paciente estabilizado: 30 a 60 dias a depender da necessidade.
Retorno em consultas com psicólogas: 07 a 15 dias (semanal ou quinzenal) a depender da necessidade.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)
Por e-mail; (caps2-vg@hotmail.com) Por telefone; (3688-3112 - telefone fixo)
Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presecial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)
Por e-mail (caps2-vg@hotmail.com) 3.Por telefone; (3688-3112 - telefone fixo)
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Presencial; (Rua Vinte e quatro de maio, nº 303, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-142)
Secretaria de Saúde;
Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-8063.Ouvidoria-ViaSiteOficial(http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSODEATENDIMENTO
Promover a saúde e melhorar a qualidade de vida dos usuários da Saúde Mental,atravésdeatividadesterapêuticasedeinclusãosocial,humanizadas,respeitandoaspessoas emsuassingularidades eseus direitos decidadãos.
LEGISLAÇÃO
Lei no 10.216, de 6 de abril de 2001.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
PortariaNº336,De 19 De Fevereiro De 2002.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html.
Portaria de Consolidação nº 03 de 28 de setembro de 2017/GMS.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html.
ELABORADO POR
Responsável técnica Enf.IveteTeixeira dos Santos .
Gestor Público Gelson Thiago Correa Leite