Serviço Público

2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi

Secretaria de Saúde

Descrição do Serviço

O QUE É ESTE SERVIÇO
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil é uma unidade de saúde que oferece tratamento a usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta pelas categorias de: enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, medicina, artesanato e apoio administrativo.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O CAPSi é aberto a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo indicado para aqueles usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos  de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Além dessas pessoas, seus familiares e pessoas próximas também são importantes e necessário participarem de atividades terapêuticas na unidade.

CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para se ter acesso ao serviço o responsável/familiar e a criança/adolescente devem comparecer à unidade e ser acolhido por profissional de nível superior que após escuta informará a criança ou adolescente se irá receber tratamento nesta unidade, isto é, após a avaliação de vários fatores (social, familiar, grau de comprometimento clínico, etc) além de ter a disponibilidade para participar das atividades elaboradas pela unidade. Do contrário a equipe o encaminhará para atendimento na rede junto a unidade competente dando suporte e acompanhamento sempre que necessário.

  • Livre demanda;

  • Via encaminhamento pelos órgãos competentes, tais como: Conselho Tutelar,

    Escolas, Unidades de Saúde; Cras; Via Judicial, etc.

  • RG, CPF, Cartão do SUS, Certidão de Nascimento.

  • Presencial, via telefones e via e-mail.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO

Ao procurar o CAPSi, a criança ou adolescente, bem como seus familiares ou responsáveis, passa pelo processo de acolhimento, ou seja, um primeiro atendimento com a equipe técnica. A partir daí, começa um processo de avaliação para que se possa definir, juntamente com o paciente e o responsável, como se realizará o tratamento, podendo fazer parte desse tratamento os atendimentos individuais, grupos, tratamento medicamentoso, entre outros recursos terapêuticos.

  • Acolhimento;

  • Avaliação da equipe multiprofissional;

  • Estudo de caso;

  • Encaminhamento para o profissional ou grupo terapêutico

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não é possível determinar o prazo máximo para o tratamento. Entende-se que os CAPS se destinam ao tratamento de casos graves e que, conforme a evolução do tratamento o paciente poderá receber alta e/ou ser encaminhado a outras unidades.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Atendimento presencial, com equipe multiprofissional.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Na Secretaria Municipal; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806
2.Presencial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)
3.Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
1 .Demais atendimentos conforme classificação de risco do SUS.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O tempo de espera para esse atendimento é curto. Como o serviço é de portas abertas, sempre há membros da equipe técnica disponíveis para acolher novos usuários/usuárias.

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS

  1. Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)

  2. Por e-mail; (capsivg@gmail.com)

  3. Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional) 4.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

  1. Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)

  2. Por e-mail; (capsivg@gmail.com)

  3. Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional)

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

  1. Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Acolhimento e atendimento com humanização, para crianças e adolescentes, visando melhorar sua qualidade de vida.

LEGISLAÇÃO

ELABORADO POR
EquipeTécnicado CAPSi: Gilson Leite, Maria Julia e Juliane Rodrigues.

Documentos e Anexos

Outros Serviços Disponíveis

💗 Outubro Rosa 2025 - Mês da conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero. Prevenir é cuidar da vida!
💗 Outubro Rosa

💗 Outubro Rosa 2025

Mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero.

A prevenção salva vidas! Realize exames regulares e cuide da sua saúde.

"O diagnóstico precoce aumenta em 95% as chances de cura."

🏥 Procure uma unidade de saúde

Procure uma unidade de saúde mais próxima para orientações e exames.