2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi
2.7 - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil “Sergio Luiz Ferreira da Silva” – CAPSi
Descrição do Serviço
O QUE É ESTE SERVIÇO
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil é uma unidade de saúde que oferece tratamento a usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, o atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta pelas categorias de: enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, medicina, artesanato e apoio administrativo.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS
O CAPSi é aberto a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo indicado para aqueles usuários com idade de 03 a 18 anos que estejam acometidos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Além dessas pessoas, seus familiares e pessoas próximas também são importantes e necessário participarem de atividades terapêuticas na unidade.
CUSTO DO SERVIÇO
Por se tratar de um serviço ofertado pelo SUS Sistema Único de Saúde é seguido o princípio da Gratuidade do SUS, não havendo nenhum tipo de cobrança direta ou indiretamente pelos atendimentos desta unidade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO
Para se ter acesso ao serviço o responsável/familiar e a criança/adolescente devem comparecer à unidade e ser acolhido por profissional de nível superior que após escuta informará a criança ou adolescente se irá receber tratamento nesta unidade, isto é, após a avaliação de vários fatores (social, familiar, grau de comprometimento clínico, etc) além de ter a disponibilidade para participar das atividades elaboradas pela unidade. Do contrário a equipe o encaminhará para atendimento na rede junto a unidade competente dando suporte e acompanhamento sempre que necessário.
Livre demanda;
Via encaminhamento pelos órgãos competentes, tais como: Conselho Tutelar,
Escolas, Unidades de Saúde; Cras; Via Judicial, etc.
RG, CPF, Cartão do SUS, Certidão de Nascimento.
Presencial, via telefones e via e-mail.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO
Ao procurar o CAPSi, a criança ou adolescente, bem como seus familiares ou responsáveis, passa pelo processo de acolhimento, ou seja, um primeiro atendimento com a equipe técnica. A partir daí, começa um processo de avaliação para que se possa definir, juntamente com o paciente e o responsável, como se realizará o tratamento, podendo fazer parte desse tratamento os atendimentos individuais, grupos, tratamento medicamentoso, entre outros recursos terapêuticos.
Acolhimento;
Avaliação da equipe multiprofissional;
Estudo de caso;
Encaminhamento para o profissional ou grupo terapêutico
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Não é possível determinar o prazo máximo para o tratamento. Entende-se que os CAPS se destinam ao tratamento de casos graves e que, conforme a evolução do tratamento o paciente poderá receber alta e/ou ser encaminhado a outras unidades.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Atendimento presencial, com equipe multiprofissional.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
1. Na Secretaria Municipal; Av. da FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138 - Várzea Grande - MT, Cep: 78115-806
2.Presencial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)
3.Ouvidoria Municipal; (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
1 .Demais atendimentos conforme classificação de risco do SUS.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO DO SERVIÇO
O tempo de espera para esse atendimento é curto. Como o serviço é de portas abertas, sempre há membros da equipe técnica disponíveis para acolher novos usuários/usuárias.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)
Por e-mail; (capsivg@gmail.com)
Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional) 4.Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/)
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presecial; (Travessa Professor Joaquim Viana, Nº 061, Bairro Centro Sul, Várzea Grande - MT, CEP 78110-101)
Por e-mail; (capsivg@gmail.com)
Por telefone; (3688-3046 - telefone fixo) (98464-6511 - celular funcional)
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Acolhimento e atendimento com humanização, para crianças e adolescentes, visando melhorar sua qualidade de vida.
LEGISLAÇÃO
PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011 Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.ht mlPORTARIA Nº 3.089, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011 Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3089_23_12_2011_rep.ht mlPORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html
PORTARIA Nº 3.588, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt3588_22_12_2017.html
ELABORADO POR
EquipeTécnicado CAPSi: Gilson Leite, Maria Julia e Juliane Rodrigues.