Serviço Público

1.3- SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – CENTRO DE CONVIVÊNCIA VOVÔ ZEID

Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição do Serviço

O QUE É ESTE SERVIÇO.

 

O Centro de Convivência caracteriza-se como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, dando oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo situações de risco pessoal e contribuindo para o envelhecimento ativo.

 

 

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS:

Idosos ativos a partir de 60 anos ou mais que possuam o NIS – Número de Identificação Social.

 

CUSTO DESTE SERVIÇO:

O serviço prestado é gratuito ao cidadão.

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

O acesso ao Centro de Convivência se dará por meio de procura espontânea do próprio idoso ou de sua família no local de funcionamento do serviço, ou por encaminhamento da rede socioassistencial referenciada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou ainda por demanda de outras políticas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social.

 

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

Após cadastramento, o usuário participará das oficinas que tenha interesse ofertadas na unidade. As atividades ocorrem nos períodos matutinos e vespertinos, em dias e horários definidos.

O serviço se dá por meio de oficinas socioeducativas, a partir do trabalho em grupos de convivência nos quais se realizam construção coletiva de saberes, análise da realidade e troca de experiências com foco nos processos de construção dos conhecimentos.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

O atendimento e encaminhamento para participação em um grupo é realizada de forma imediata e dependendo da situação em que se encontra o indivíduo e/ou família, será realizado acompanhamento mensal da família.

 FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

O serviço se dá por meio de oficinas socioeducativas para idosos com 60 anos ou mais, a partir do trabalho em grupos de convivência nos quais se realizam construção coletiva de saberes, análise da realidade e troca de experiências com foco nos processos de construção dos conhecimentos. As oficinas são ofertadas na unidade do Centro de Convivência Vovô Zeid, conforme a disponibilidade.

 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Presencial na unidade do Centro de Convivência Vovo Zeid; e/ou por meio do endereço eletrônico: centrodeconvivenciavovozeid@hotmail.com

Telefone: (65) 98404-6261

Avenida Arthur Bernardes, s/nº, Bairro Ipase

Horário: 07:30 às 11:00 / 13:00 às 17:30
Coordenadora: Anapaula Nunes Albuquerque
Gerente: Ivanier Gusmão Alves de Oliveira

 PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

Por ordem cronológica de atendimento.

PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO

Variável. Acontece de acordo com a demanda e a oferta. Caso não haja vagas para a atividade escolhida, o idoso poderá se cadastrar na lista de espera.

 

MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS

1.Presencial na unidade do Centro de Convivência;

2. Por telefone.

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

1.Presencial na unidade do Centro de Convivência;

2. Por telefone;

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

   Ouvidoria  - Via Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

 Contribuir para a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais; ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais; melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias; melhoria da condição de sociabilidade de idosos; redução e Prevenção de situações de isolamento social e de institucionalização.

 

 

LEGISLAÇÃO:

Resolução do CNAS nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

Disponível em:

https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/resolucao_CNAS_N109_%202009.pdf

 

Elaborado por:

Técnica Mona Carvalho de Sousa Marques

 

Documentos e Anexos

Outros Serviços Disponíveis