2.8 SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS – LAR DOS IDOSOS SÃO VICENTE DE PAULO
Descrição do Serviço
O QUE É ESTE SERVIÇO.
Acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. A natureza do acolhimento é de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS:
É previsto para o idoso com 60 anos ou mais que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos
CUSTO DESTE SERVIÇO:
O serviço prestado é gratuito ao cidadão.
EQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:
O serviço será prestado na unidade LAR DOS IDOSOS administrado pela instituição sem fins lucrativos Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de Várzea Grande por meio de termo de colaboração, que funciona em regime de 24 horas.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:
O acesso ao Acolhimento Institucional para Idosos poderá ser feito por encaminhamento pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), requisição de serviços da Assistência Social ou de políticas públicas setoriais, Ministério Público ou Poder Judiciário.
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atendimento é realizado de forma imediata.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O atendimento e acompanhamento é realizado de forma imediata pela equipe técnica do LAR DOS IDOSOS.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Endereço eletrônico: laridososvpvg@gmail.com
(65) 3682-0446
Rua Aquilino Roberto, qd 10, s/nº, Bairro Jardim Paula I
Regime de atendimento: 24 horas
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de atendimento.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO
O acolhimento é realizado de forma imediata, conforme a disponibilidade de vagas disponíveis na instituição.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial;
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presencial;
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
Ouvidoria no Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária; Desenvolver condições para a independência e o auto-cuidado; Promover a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.
LEGISLAÇÃO:
Resolução do CNAS nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009
Disponível em:
https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/resolucao_CNAS_N109_%202009.pdf
Elaborado por:
Técnica Mona Carvalho de Sousa Marques