3.2 RESTAURANTE POPULAR
Descrição do Serviço
O QUE É ESTE SERVIÇO.
O Restaurante Popular tem por objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizada socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional; e também promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais. Integram a estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.
O acesso aos restaurantes populares é universal, ou seja, qualquer cidadão pode ser beneficiário do equipamento público. Contudo, a prioridade são os grupos populacionais específicos em situação de insegurança alimentar e nutricional e/ou vulnerabilidade social.
QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS:
Pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar, principalmente pessoas de baixa renda.
CUSTO DESTE SERVIÇO:
O custo cobrado por cada refeição servida no Restaurante Popular é de R$ 3,00 (três) reais.
REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:
Não é exigido documentação pessoal. O fornecimento da refeição será realizado mediante o pagamento do valor da refeição.
PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:
Dirigir até a unidade do Restaurante Popular
PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
A disponibilização das refeições é realizada por ordem de chegada.
FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
O atendimento é realizado de forma imediata pela equipe do setor de CADASTRO ÚNICO mediante a distribuição de senhas.
LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para acesso às refeições disponibilizadas pelo Restaurante Popular, o usuário deverá se dirigir a unidade do Restaurante Popular localizado na Rua Nossa Senhora do Livramento, s/nº , Bairro Centro (Ao lado do Ginásio Fiotão).
Horário de atendimento: A partir das 11:00hs.
PRIORIDADE DE ATENDIMENTO
Por ordem cronológica de chegada.
PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO
O fornecimento da refeição é realizado de forma imediata, conforme ordem cronológica de chegada.
MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS
Presencial;
MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO
Presencial
CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS
· Ouvidoria no Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);
COMPROMISSO DE ATENDIMENTO
Oferta de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis, reduzindo assim, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar.
LEGISLAÇÃO:
Manual do Programa Restaurante Popular- edição 2004.
Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/projeto_logico_restaurante_
popular.pdf
Elaborado por:
Técnica Mona Carvalho de Sousa Marques