Serviço Público

3.4 CADERNO II – SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Descrição do Serviço

O QUE É ESTE SERVIÇO.

É um dos serviços executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, ofertado através da Proteção Social Básica – SCFV – Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos, que tem por objetivo principal, formação para participação e cidadania com o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos adolescentes a partir dos interesses da faixa etária de 12 a 17 anos.

QUEM PODE UTILIZAR ESTES SERVIÇOS:

Adolescentes referenciados nos CRAS na faixa etária de 12 a 17 anos.

  CUSTO DESTE SERVIÇO:

O serviço prestado é gratuito ao cidadão.

 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Para acesso ao serviço, os usuários devem ser previamente territorialmente referenciados junto à unidade do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.  As formas de acesso podem ser realizadas de forma espontânea pelo usuário; por busca ativa da equipe técnica; por encaminhamento da rede socioassistencial;  ou por encaminhamento das demais políticas públicas.

PRINCIPAIS ETAPAS PARA O PROCESSAMENTO DO SERVIÇO:

Após cadastramento, o usuário participará das oficinas que tenha interesse ofertadas na unidade. As atividades ocorrem nos períodos matutinos e vespertinos, em dias e horários definidos.

O serviço se dá por meio de oficinas socioeducativas, a partir do trabalho em grupos de convivência nos quais se realizam construção coletiva de saberes, análise da realidade e troca de experiências com foco nos processos de construção dos conhecimentos.

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Conforme a demanda apresentada.

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens são pautados em experiências lúdicas, culturais e esportivas, como formação de interação, aprendizagem e proteção social com a oferta de oficinas de: Dança, Música, Informática, Artesanato, Teatro, Apoio Educacional, Pintura em Tela e Esporte.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

  • Presencial

 PRIORIDADE DE ATENDIMENTO

Conforme a demanda

 PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO

Conforme a demanda.

 MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO E PROCEDIMENTOS PARA RECEBER E RESPONDER AOS USUÁRIOS

Presencial na sede do Caderno II, localizado a Avenida Castelo Branco, s/nº, Bairro Centro Sul, (ao lado do prédio do CREAS) telefone: (65) 3688-3084 –

Horário:  07:00 até 11:00; e das 13:00 até 17:00.

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO

Presencial na sede do Caderno II, localizado a Avenida Castelo Branco, s/nº, Bairro Água Limpa -  Centro Sul, (ao lado do prédio do CREAS) telefone: (65) 3688-3084 –

Horários:  07:00 até 11:00; e das 13:00 até 17:00.

Coordenadora: Anapaula Nunes Albuquerque

CANAIS PARA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Ouvidoria no Site Oficial (http://sistemas.varzeagrande.mt.gov.br/ouvidoria/);

COMPROMISSO DE ATENDIMENTO

Contribuir para a redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social; prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

 

LEGISLAÇÃO:

Resolução do CNAS nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009

Disponível em:

https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/resolucao_CNAS_N109_%202009.pdf

  

Elaborado por:

Técnica Mona Carvalho de Sousa Marques

Documentos e Anexos

Outros Serviços Disponíveis